Existe um tipo de violência que não machuca o corpo, mas deixa feridas no coração e na mente. São castigos cruéis, ameaças e humilhações. E pode acontecer em qualquer lugar: em casa, na escola e nas ruas. Trancar criança em quarto escuro, não deixar que ela se alimente, ameaçar que se não for boazinha a mãe vai morrer - tudo isso deixa a criança insegura e prejudica seu desenvolvimento.
Outro tipo de violência chama-se abuso. Abusar significa passar dos limites. Você sabe que abusou dos doces quando comeu mais do que cabia no estômago e fica com dor de barriga. Abusar de uma criança significa fazer alguma coisa que passa dos limites do que ela compreende.
É abuso, por exemplo, envolver crianças em assuntos de sexo. Sexo é coisa para gente grande. O abuso sexual de crianças e adolescentes é crime. Adulto que abusa sexualmente de criança vai para a cadeia.
Alguns adultos cometem a violência que se chama negligência. Negligência é não cuidar da criança como ela deve ser cuidada. É negligência, por exemplo, mandar uma criança pequena fazer tarefas que podem prejudicar sua saúde e ameaçar sua vida. Imagine, por exemplo, o quanto é perigoso uma menina de 5 anos mexer com panelas quentes no fogão. Pais que deixam isso acontecer não estão protegendo os filhos como deveriam.
| Extraído do Blog UNICEF KIDS |

Nenhum comentário:
Postar um comentário